segunda-feira, 26 de abril de 2010

Física e Comodidade

Após um dia inteiro de física, vi o quandto eu realmente gosto. Consegui passar grande parte do dia lendo, pesquisando e fazendo exercícios de física e foi um tanto quanto gratificante, juro!
Não só isso, pude ver também a beleza da física e realmente entender princípios básicos que há 2 anos atrás eu não fui capaz de entender. Me dizem que tem matérias que requerem maturidade para serem compreendidas, mas eu não acredito nisso... eu acho que é necessário ter uma visão mais ampla das coisas, mas não necessariamente mais madura, entende?
Vi como a gravidade tem a ver com a eletrostática só pelo fato de serem ambas energias potenciais. Formulas e formulas desvendadas em questão de minutos... coincidência? Coisas que parecem comuns à outras que aprendi ano passado. Quase não acreditei, era isso mesmo! São praticamente iguais. Mas no lugar de gravitacional se põe elétrico, o G é substituído por um K e a massa de prova? De m vai para q, mas essas são apenas representações, que podem ser substituídas por um x, y ou z, que continuarão iguais.
Será que é isso que as pessoas não vêem? As relações conceituais e formulais? Ou será que as pessoas criticam a física com tanto prazer só por não terem o menor interesse?
Vai me dizer agora que física é difícil? Até lhe dou esse direito, mas só se você responder à duas perguntas básicas sem trapaça:
* Você costuma prestar atenção nas aulas de física?
* E os exercícios, você os faz?

Sabia que a aula e os exercícios são partes fundamentais do aprendizado? Então não me diga que física não é para você ou que é difícil se você nem tentou de fato.

O que me leva a outro assunto... as pessoas são cegas ou realmente não querem enxergar?
Acredito em uma coisa chamada comodidade. Maior parte da população sofre dessa "doença" praticamente sem cura. Vamos primeiro definir comodidade... é a ação de não fazer nada e simplesmente se conformar com tudo, ou quase tudo, a sua volta.
Não me considero uma pessoa conformada, mas sou hipócrita, pois em momentos da minha vida eu sou sim conformada e mesmo assim digo para todos que não sou.
Hipocrisia também é um assunto que me agrada, mas vou deixar para outro post, um talvez até específico sobre hipocrisia.
Mas voltando ao assunto... as pessoas são conformadas a serem medianas em algo, a tirar notas razoáveis, a fazer coisas pela metade. E quase sempre falam que é difícil, que é chato, mas será que elas tentaram gostar, tentaram entender, tentaram melhorar? Acho difícil, hein.
Essa doença é praticamente uma pandemia, que se alastra e contamina a todos. Basta descobrir o meio de transmissão... espirro? toque? ar? beijo? sexo? pensamento?
Serei uma pessoa previnida, pois esse mal eu não quero para mim. Então previna-se! Reclame, critique, mude! Se esforçe! E melhore sempre!

Gostaria de acabar esse texto com uma palavra, que serviria como uma vacina contra a comodidade ( ou conformismo H1N1): Kaizen!

Auf Wiedersehen.

Um comentário:

  1. que engenheira que nada, vc vai ser socióloga.
    E eu acho que eh genético esse negocio de comodidade.

    ResponderExcluir