quarta-feira, 14 de julho de 2010

Divagação.

Como todos sabem, tudo muda um dia. Seu corpo muda, seu humor muda, seus amigos mudam, você muda. Deixa de ser uma criança e passar a ser um adulto, não que isso o faça menos infantil, simplesmente o põe em uma outra categoria, a da responsabilidade e sustentabilidade.
Eu mudei, e muito, mas só fui perceber isso esses dias. Há um tempo, briguei com uma amiga que me disse: você mudou. E após ela, muitos outros vieram apontar dedos e falar de mudanças, porém acredito ter sido só agora meu momento de percepção.
Antigamente, além de ingênua e infantil, eu acreditava em tudo que me diziam sem nem questionar. Simplesmente deixava as falhas passaram ou as encobria, acreditando com todas as forças nas teorias e invenções mais absurdas.
Hoje me dei conta de que me tornei uma pessoa mais exigente, mais chata e intolerante. Já não sei mais ouvir tudo que me falam. Agora eu procuro falhas, ou melhor, elas me procuram e, assim, passo a não acreditar em nada. Ok, exagerei um pouco, como de costume. Acredito apenas no me é comprovado. Passei a gostar de indagar coisas e de duvidar dos pensamentos dos outros, até que utilizem argumentos suficientes para comprovarem suas teorias.
Mas não é exatamente sobre isso que vim falar, estou aqui para discutir o assunto que me trouxe essa percepção.
Após tentarem me comprar com argumentos falhos vindos de um filme, percebi como a maioria das pessoas funcionam. Não sei se você ja ouviu falar do filme/livro "The Secret". Para quem não conhece farei um sucinto apanhar do que é discutido no filme. Diversas pessoas falando sobre um segredo, que foi guardado durante anos e que foi do conhecimento de grandes pensadores como Einstein, Sheakspeare, Descartes, entre outros. O segredo se baseia em uma lei conhecida como "lei da atração", onde seus pensamentos conscientes ou inconscientes podem afetar coisas fora da cabeça.
Serei muito sincera. Acredito que essa idéia de lei da atração seja muito comprável a começar pela possibilidade de se conseguir tudo que se deseja e por ser baseado apenas no que se sente e se é pensado. Mas se deixarmos de lado a proposta tentadora de uma vida fácil e realização de todos os sonhos, conseguimos enxergar as diversas falhas que essa teoria apresenta. Primeiro, essa lei da atração viola os entendimentos e princípios científicos sobre o universo. Em segundo lugar, é dito no filme, com propósito de tentar justificar os possíveis erros, que o universo não difere pensamento positivos e negativos e frases com não, por exemplo, se você pensa: não quero dívidas, mais dívidas aparecerão. E é ai que as coisas começam a se contradizer. Terceiro e se existir uma única coisa no mundo desejada por duas pessoas na mesma proporção qual o critério utilizado? Nenhuma delas a obtem? Apenas o mais merecedor a tem? Como fica? Sei que um exemplo é de extrema importância, por isso pensei em um: se dois homens desejam a mesma mulher, única no mundo, na mesma proporção? Quem a conseguirá? Quarto problema, Egocentrismo, o maior de todos. Pois se eu desejo alguém e esse alguém deseja outra pessoa? Ninguém alcança seu objetivo? Então é tudo propaganda enganosa? Me desculpem, mas para mim essa idéia não cola!

Mudando totalmente de assunto, estou de férias, cortei o cabelo e não sei mais o que fazer da minha vida! Estou com medo do que me espera após as férias, por isso desejo e cooomo desejo que elas sejam intermináveis! Mas nada na vida é exatamente como queremos, temos que aceitar e aproveitar tudo como acontece de fato. Faltam apenas 13 dias para o meu aniversário de 18 anos e não sei ainda que conseqüências esse novo fato da minha vida irá acarretar. Será que me tornarei mais responsável? Mais inconsequente? Mais intolerante? Irei mudar de novo?
Quando mudamos? Porque mudamos? Essa é uma pergunta que eu deixo para ser respondida pelo meu amigo Caio Neves, que sempre encheu muito meu saco!
Espero que tenha odiado! hahahaha
Falando em mudanças, porque ficamos amigos? Sei que quando eramos menores, eu não gostava de você e somente no 9º ano fui ficar sua amiga, depois disso não lembro mais. E esse ano é como se você fosse muuito meu amigo desde sempre! Espero que continuemos assim!
Ok, nada a ver pôr isso aqui, mas o blog é meu mesmo! Faço o que bem entender com ele!
Cheguei até a pensar em uma frase retardada para por: Divagar devagar. Mas aí estaria abusando da paciência dos meus poucos leitores.

Encerro esse texto pedindo para que se tiver uma opinião sobre o assunto, comente.

What is the real secret? - essa eu respondo na próxima postagem!

Auf Wiedersehen.

3 comentários:

  1. concordo com vc Julia,também acho que eles falam de um jeito para caber em todas as situações e que se vc dá um exemplo falam que vc está sendo radical demais ou sei lá.

    bjsss
    Amanda

    ResponderExcluir
  2. a teoria eh meio fajuta mais tem seu fundo de verdade.

    ResponderExcluir
  3. "Hoje me dei conta de que me tornei uma pessoa mais exigente, mais chata e intolerante." ...

    Você não está mais chata e intolerante, mas vc se tornou numa pessoa cética.

    É necessário sempre diferenciar o que é crença, opnião de alguém com o que é verdade. Não é porque todo mundo acredita em x, que torna x verdadeiro (ou falso). Logo precisamos de um mecanismo para validar as nossas afirmações...de um mecanismo confiável que nos ajude a descobrir os fatos que já ocorreram. Foi por isso que o homem inventou a Ciencia.

    É incrivel que a ciência tem um papel fundamental na vida do homem e em pleno século 21, com novas tecnologias possibilitando descobertas numa velocidade maior, as pessoas não fazem idéia do que é Ciência.

    "Vc andou colocando lógica em tudo" ? Pois bem, lógica é um dos pilares da Ciencia. "Vc está sendo muito radical" Que bom, para logica, não existe meio termo: ou algo é verdade ou é falso. Vc foi cética ? Ceticismo é uma virtude básica para qualquer cientista.
    Se o nosso objetivo é descobrimos o que é ou não verdade, precisamos ser céticos, utilizar lógica, procurar as evidências empiricas. Sem evidências, a conversa nem tem inicio. É bom destacar que a evidencia precisa ser reproduzivel, ela nao pode ser uma experiencia pessoal.

    O principio da ciencia eh se auto-verificar a cada nova evidencia, com a finalidade de termos sempre a verdade, ou melhor, o mais próximo da verdade que podemos estar no momento.

    As pessoas não utilizam critérios para acreditar em algo. A excelente métafora mencionada por Dawkins: o que aconteceria se por diversos anos fosse dito que existe um bule de chá chines na órbita da terra e que ele é tão pequeno que nenhum equipamento consegue identificá-lo?

    Tem uma outra muito boa: Alguem já foi a Saturno ? Não, logo não sabemos o que podemos encontrar lá. Mas vc acredita que há a sorveterias em Saturno ? Não, porque vc nao tem evidencias.

    A lei da atração do The Secret é mais uma das pseudo-ciencias. Para explicar, para convencer o leitor de que é verdade, o desgraçado do escritor utiliza jargões cientificos, tentando dar uma 'cara' de ciencia, mas sem respeitar a definição de cada jargão.

    Vou inventar um blablabla pseudo-cientifico agora: A homeopatia funciona através da fisica quantica, porque os atomos de carbono do corpo se ligam a energia liberada pelo composto, re-equilibrando a nossa energia corporal.

    Eu expliquei alguma coisa ? Alguma coisa foi dita ? Não, o meu blabla é um puro nada recheado de palavras cientificas conhecidas. Isso é pseudo-ciencia.

    Lembrei agora que, quando vc me conheceu, vc descordava MUITO de mim. Não aceitava o meu ceticismo. Agora, vc sabe do que se trata. Agora, vc enxerga que falta critério nas pessoas para julgar o que escutam.

    Bem vida ao ceticismo. Welcome to the world :-)

    ResponderExcluir