sábado, 12 de junho de 2010

Copa.... uma inspiração

Copa, na maior parte das vezes, uma palhaçada! Tirando todos os fanáticos por futebol, é nessa época que todos resolvem gostar de ver jogos, até os jogos que não são do Brasil e ainda comentam sobre os outros times como se entendessem de alguma coisa. Dizem como se fossem suas próprias opiniões e não umas que ouviram no rádio ou de outra pessoa. Sim, isso é ridículo. A começar pelas milhões de pessoas que passam 3 anos inteiros negando que são brasileiras e não fazendo nada para melhorar a situação do país e no ano da copa resolvem virar nacionalistas, brasileiros doentes que se pintam , saem na rua com a camisa brasileira e supostamente se orgulham disso. E não acaba por aí. Vêem todo os jogos e torcem, vibram, comemorando cada vitória como se fosse sua. Que papel ridículo! Passou maior parte da vida reclamando do sistema, do país em que vive sem mover um único dedo para mudar nada. Simplesmente esperou sentado em sua casa confortável, comendo sua comida gostosa e abundante enquanto milhões passam fome. Mas agora não... agora é a copa! Até os que sofrem, os desabrigados ficam felizes de morar aqui e fazem questão de assistir aos jogos no boteco mais próximo de seu/sua rua/esquina/ buraco/ pedaço de chão. Isso para mim é inadmissível! Todos idolatrando o futebol brasileiro, a seleção, como se ganhar a copa fosse sinônimo de felicidade para todos. E quando eu digo felicidade me refiro a moradia decente, alimento, condição financeira. E para piorar a situação, corremos o risco que não ganhar a copa, ai sim a coisa fica feia. O povo se revolta, chora, pois ora vejam só... perdemos a copa do mundo! POUPE-ME! Quantas pessoas não "perdemos" por dia por falta de comida? E você está preocupado com um jogo de futebol?
A única coisa boa que eu vejo na copa é ser o único momento de felicidade para os que esperam 3 anos sofrendo.
Após um gol todos gritam: "BRASIL!!" com tamanha emoção, quando na verdade deveriam gritar o desespero de ser brasileiro e de ter abaixado a cabeça todos esses anos.
Bom, pelo menos esse ano a copa é na África e quem sabe assim não nos baseamos na força e vontade que aqueles "guerreiros" têm, além de uma história de vida sofrida. Apesar de tudo, você ainda consegue os ver sorrir, isso sim é lindo e inspirador. Fiquei muito emocionada após ver uma reportagem da Globo que se referia ao povo africano e a uma palavra.

Ubuntu, uma palavra comum em várias línguas africanas, geralmente traduzida como humanidade. Mas é pouco. Ubuntu, uma palavra e muitos significados: amizade, solidariedade, compaixão, perdão, irmandade, o amor ao próximo. A capacidade de entender e aceitar o outro.


Espero que essa palavra entre finalmente no dicionário brasileiro.

Aus Wiedersehen

3 comentários:

  1. cara, julia, vc tem que entender que o futebol eh um dos unicos motivos pra se orgulhar do brasil mesmo!! eh o momento em que todo mundo gosta de ser brasileiro! o maior orgulho que o pais da pra gente. nao eh pq a gente torce pro brasil na copa que tem que ficar o tempo inteiro bancando o moralista patriota. e nao eh pq a gente reclama dessa bosta durante 4 anos que nao pode ficar feliz pelo menos com a seleçao que eh boa, poxa. nao eh mesmo??

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O texto eh excelente. Muito melhor que o do amor. , Neste texto, suas justificativas estão melhores, suas idéias possuem mais lógica.

    ResponderExcluir