quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Críticas, revoltas e mais blá blá blá

Problema número um: Essas linhas de ônibus são terríveis! Não sei como nossos governantes pensam que os trabalhadores, principalmente os que moram nas periferias, têm condições de transitar pela cidade com esse meio de transporte público caquético. O coitado do trabalhador, após longas horas de trabalho, é obrigado a enfrentar sua única saída para o suposto descanso: O ônibus. A começar pelo fato de, em dias de sol, aquela lataria gigante parecer mais um forno. Não satisfeitos em fritar as pessoas, em dias frios ( os únicos nos quais circulam ônibus com ar condicionado) aquele monte de ferro parece mais um refrigerador. Digo isso pois pela primeira vez na vida descobri como é se sentir uma picanha congelada.
Problema número dois: Ruas esburacadas que dificultam o trafegar das pessoas, sem levar em consideração os deficientes, que nesse momento estão parados no ponto tentando pegar um ônibus.
Problema número três: Ignorância. Pode ser dividido em dois tópicos: da sociedade e dos governantes. Da sociedade por não ter força de expressão, por aceitar tudo que lhe é imposto e por não saber encarar a democracia. Dos governantes, nossos queridinhos, que ignoram a opinião da sociedade que os sustenta e ignora, também, os fatores que, de fato, são relevantes para toda a população ( exemplo: ônibus).
Problema número quatro: Burocracia. Nada nesse país funciona direito. Existem milhares de pré-determinações para que as coisas aconteçam. Citarei o exemplo próximo de mim, existe coisa mais burocrática do que a escola? Não!
Problema número cinco: O último e, sem dúvida, o mais importante. O ensino. Fator essencial para o funcionamento do mundo. É dele que se derivam todos os demais problemas. Primeiramente podemos colocar a decadência do ensino público atual, o que já é um absurdo, e a partir isso podemos observar as conseqüências. Não se formam cidadãos cientes de seus deveres, não se gera eleitores conscientes, não se formam profissionais capacitados. Ai começa a ignorância que os políticos tanto gostam. Falta a consciência de que o povo pode mudar tudo! Nós somos o poder e, de fato, nós deveríamos reger a sociedade, mas para isso elegemos representantes, que no fundo, não representam nada mais do que uma classe de mestres em roubar dinheiro ( e o público é mais gostoso, lógico). Da falta de ensino de qualidade surgem a falta de respeito ao próximo, a falta de educação, falta de educação sexual e a falta de responsabilidade.
Só não me venha dizer que estas coisas não existem, pois em algum lugar do mundo elas estão presentes e funcionam muito bem!
É só uma questão de organização.

Gostaria de citar um outro problema, mas percebi que ele era conseqüência dos demais: Desigualdade.

Auf Wiedersehen.

Um comentário: